Parece uma pergunta fácil de ser respondida, mas não se engane! A abordagem aqui é sobre a maneira de tratar o que é oferecido ao cliente e não como o seu negócio se encaixa na tributação.
Ter uma resposta mais precisa para esta pergunta, pode mudar a abordagem do seu negócio sobre os preços, contato com o clientes e diferenciais perante a concorrência.
As principais diferenças estão na tangibilidade, armazenamento e na posse, ou seja, quando se pode tocar, estocar ou se apropriar do que é oferecido, este é um produto, do contrário é um serviço. Há casos em que existe o serviço atrelado à venda de um produto e vice-versa.
Tenho aqui 2 situações de exemplo:
1ª - Venda de cerveja em supermercado – Somente produto
- O produto é estocado e é vendido em temperatura ambiente.
2ª - Venda de cerveja em um bar – Serviço atrelado ao produto
- O produto é oferecido em temperatura ideal e agradável para o consumo (alguém terá que cuidar disso);
- O ambiente é agradável, o consumidor usufrui desse ambiente (sem se tornar proprietário do local);
- Existem moveis e recipientes para que o produto seja consumido (mais uma vez sem que exista a apropriação);
- O bar pode oferecer música ambiente ou música ao vivo ;
- O bar promove um encontro de várias pessoas.
Aqui um exemplo de como as prioridades mudam em cada situação: Na 1ª situação o consumidor pode optar entre um concorrente e outro pelo preço de cada estabelecimento, na 2ª situação a escolha do cliente pode ser feita pela temperatura que a cerveja é servida ou pela velocidade em que o pedido é atendido.
Veja que o cálculo do preço em cada situação já muda, pois deve ser considerado diferentes variáveis.
O negócio que reconhece o seu produto ou serviço, como ele é consumido, entendendo as necessidades reais de seus clientes sairá na frente de sua concorrência!
Luiz Fernando da Costa
Natural de Botelhos – MG onde cursou o ensino médio, graduado em Propaganda e Marketing na Universidade Paulista - UNIP de Campinas – SP, com conclusão em 2013. Atualmente é responsável pela criação e marketing na Luzitan - comunicação estratégica.