“Marketing é a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernentes às relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, visando alcançar determinados objetivos da organização ou indivíduo e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que estas relações causam no bem-estar da sociedade” (CASAS, 2007 p.15).
“O Marketing é um processo social e gerencial através do qual, indivíduos e grupos obtêm aquilo que desejam e de que necessitam, criando e trocando produtos e valores uns com os outros”. KOTLER (1998, p.3)
Vejam que a satisfação é uma palavra chave nas duas definições. Em um conceito mais comum, deve haver a satisfação da empresa de um lado e do consumidor de outro, caso não exista é um sinal que o marketing não está sendo bem trabalhado.
Ter esse conceito é importante para a tomada de decisões dentro de uma empresa, derivando algumas perguntas importantes, como:
1 - A estratégia adotada pela empresa atingirá o objetivo pretendido?
2 - O que a empresa oferece em contrapartida é de interesse do público-alvo?
O Marketing vai muito além do que se vê, como referência temos a imagem de um iceberg: o marketing é todo o iceberg, porém o que se vê, é apenas a parte exposta do iceberg, no caso do marketing, a parte exposta corresponde às ações que percebidas pelo público alvo.
Inicialmente temos os 4 ”P”s de marketing, que são: Produto, preço, promoção e praça.
- Produto: Compreende o produto ou serviço oferecidos e seus atributos.
- Preço: Mais que o quanto é cobrado, também está relacionado ao valor percebido, já que barato ou caro é um parâmetro relativo.
- Promoção: Não, não é só preço baixo! É o que você faz para promover o seu produto ou serviço (veja mais nesse texto, clique aqui)
- Praça: Local por onde será entregue o produto, seja ele físico ou virtual.
Com o passar do tempo e com o surgimento de novos conceitos foram incorporados mais 4 novos “P”s, são eles:
- Pessoas: O Público alvo do seu negócio, seus comportamentos e anseios, como serão atendidas, etc.
- Processos: Processos necessários para a entrega do produto ou serviço.
- Posicionamento: É como a sua marca será percebida pelo público alvo.
- Performance: Entrega de qualidade e produtividade, comparados ao mercado.
Ter em mente esses conceitos poderá ajudar à entender melhor as particularidades do seu negócio.
Luiz Fernando da Costa
Natural de Botelhos – MG onde cursou o ensino médio, graduado em Propaganda e Marketing na Universidade Paulista - UNIP de Campinas – SP, com conclusão em 2013. Atualmente é responsável pelo marketing de uma marca de calçados e pela criação e marketing na Luzitan - comunicação estratégica.