Uma logomarca não é feita para uma empresa, mas para o seu público alvo.
Entender quem é o público, preferencias, hábitos, comportamentos, classe social, faixa etária, gênero, grau de instrução etc., são aspectos de grande importância pra chegar a representatividade ideal de uma marca.
Significado segundo o dicionário:
Logomarca: /Substantivo feminino/. Representação gráfica que contém o nome e o símbolo de uma marca, tornando-a um emblema visual capaz de caracterizar e representar um produto, uma empresa; logotipo.
Etimologia (origem da palavra). Logo, do grego logos, "significado" + marca, do germânico markas, "significado".
(fonte: Dicio)
A logomarca ou logotipo, de maneira geral, tem a função de representar de maneira visual a marca de uma empresa ou produto.
O processo de elaboração de uma logomarca vai muito além de um “ficou bonito”, claro que a logomarca deve ter uma aparência agradável, porém devemos levar em conta os aspectos que vão além da percepção visual.
Para mente humana a logomarca vai ser um símbolo que representa todo o significado, experiências , lembranças relacionados à empresa ou produto. No design, cores, formas e proporções passam determinadas percepções ao público alvo. Aqui considero também as percepções em níveis de subconsciência. Ex.: “Gosto, mas não sei porque”, neste caso o “gostar” está em nível de consciência e a “justificativa de gostar” está em nível de subconsciência. Mesmo não tendo consciência das atribuições da cor azul, as pessoas são influenciadas por seus aspectos psicológicos da cor. Não por acaso, cursos superiores na áreas Marketing, publicidade e design tem em sua grade disciplinar relacionadas à psicologia e comportamentos.
Um bom profissional ou empresa devem levar em conta mais que a aparência para a elaboração de uma logomarca alinhada com o posicionamento e objetivos da empresa, serão esses profissionais que você deve buscar para a criação de sua logomarca.
Luiz Fernando da Costa
Natural de Botelhos – MG onde cursou o ensino médio, graduado em Propaganda e Marketing na Universidade Paulista - UNIP de Campinas – SP, com conclusão em 2013. Atualmente é responsável pelo marketing de uma marca de calçados e pela criação e marketing na Luzitan - comunicação estratégica.